A função da camada de enlace é preparar pacotes que vem da camada de rede para que eles possam ser enviados pelos diferentes tipos de meios físicos, através de quadros ou frames.
O processo é chamado de enquadramento (framing).
Detalhando como a camada de enlace funciona:
- Ela pega uma lista de bits e divide em quadros, identificando qual quadro vai para cada camada. Ex: temos a seguinte sequência de bits: 10111-00101011-000, a camada de enlace pega essa “tripa” de bits e diz assim: “o quadro 10111 vai para a camada 3, o quadro 00101011 vai para a camada 5 e o quadro 000 vai para a camada 7″ – Esse é apenas um exemplo. A camada de enlace pega os bits, divide em quadros e encaminha cada quadro para seu destino dentro das camadas do modelo OSI. De início é muito teórico, mais adiante você verá que tudo isso faz muito sentido.
- Na camada de enlace são inseridas informações de controle e são gerados quadros (frames de camada 2 apropriados para cada meio de transmissão que estiver sendo utilizado).
- Trata do endereçamento físico -> na família ethernet é chamado de MAC (Media Access Control). É muito comum provas de certificação ou de concursos públicos perguntarem em qual camada se encontra o MAC de algum equipamento, agora você já sabe, quando falamos de MAC estamos nos referindo a camada de enlace.
- Possui cabeçalho (header) e trailer (fcs) em seu pdu (com a evolução dos posts você entenderá o que é cada um dos termos citados acima).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Você verá muitas questões afirmando que a camada de enlace corrige erros (ERRADO). A camada de enlace APENAS VERIFICA SE TEM ERRO, MAS NÃO O CORRIGE.
- No computador a camada de enlace é representada pela placa de rede.
- Na rede a camada de enlace é representada pelas Bridges e Switches pois estes equipamentos podem tomar decisões com base no endereçamento MAC.
Confira no próximo post o que é uma Bridge e um Switch, para que servem e quais suas vantagens e desvantagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário